O mundo de hoje em dia passa por constantes mudanças e todos nós já sabemos disso, né? O marketing evolui junto, todos os dias, principalmente se falarmos de Marketing Digital. Diversos canais de comunicação do meio virtual já estão super difundidos como, por exemplo, os Google Ads, os anúncios de Facebook, Instagram, Tik Tok, banners em site, anúncios em apps, disparo de SMS, E-mailmarketing, Landing pages.... enfim, existe uma infinidade de meios de se comunicar com o seu cliente e fazer com que ele compre.
Com essa complexidade de canais de comunicação disponíveis no mercado faz-se necessário ter um acompanhamento mais próximo dos meios de comunicação e não só o acompanhamento, mas a atribuição do desempenho de cada canal, afinal de contas, estamos falando de meios de comunicação onde investimos dinheiro! Graças a diversas ferramentas de mercado e soluções que podem ser de desenvolvimento próprio, existem formas de acompanhar esse tráfego pago e atribuir compras ou outras métricas a esses canais de forma a se calcular o famoso ROI (Retorno sobre Investimento).
Quando falamos de sites, a forma mais comum de acompanhamento de tráfego é, sem sombra de dúvidas, a adoção do Google Analytics e suas UTM’s. O Google Analytics, para os íntimos: GA, é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que ajuda os donos de domínios na internet a avaliar a entrada de usuários, o comportamento deles no site e, se configurado de forma correta, as vendas sendo realizadas no site. Chega de “rezar” para ter resultados nas suas campanhas! A forma de fazer esse acompanhamento pelo GA é simples, nos seus links de destino ao site você vai adicionar parâmetros conhecidos como UTM’s que são parâmetros que ajudam o GA a classificar o tráfego e o comportamento dos usuários.
Como podemos ver na imagem acima, a URL que possuir um parâmetro UTM sempre terá um“?” separando o endereço do site dos parâmetros UTM’s! Tente você, clique em um link de anúncio e investigue a URL do seu navegador.
Quando falamos de App’s as ferramentas que existem para fazer esse acompanhamento e atribuição são ferramentas com preço bem elevado como a Appsflyer, por exemplo, que faz a atribuição correta do tráfego do App e as conversões e ações que os usuários realizam dentro do App.
E por fim, quando falamos de WhatsApp, não existe uma forma de acompanhamento formal fornecida pelo Facebook (empresa detentora do WhatsApp), porém, usuários do Aarim possuem forma de acompanhamento do chatbot! Nossa solução está pronta para receber parâmetros para que haja um acompanhamento e você consiga entender de onde vem os seus clientes e qual é o canal com melhor desempenho para o seu negócio!
Entre em contato com a gente para saber mais!